quinta-feira, 24 de julho de 2008

Vem aí o plástico ecológico

O Brasil já tem a tecnologia de produção e está prestes a se tornar o primeiro país do mundo a fabricar em escala contínua e comercial o plástico biodegradável a partir do açúcar da cana.

O produto recebeu o nome de Biocycle (ciclo da vida, em inglês). O plástico biodegradável é utilizado principalmente em embalagens de alimentos e cosméticos, de produtos injetados, como brinquedos, e ainda de produtos termoformados, como potes de iogurte O produto, conforme explica Ortega Filho, é obtido por meio de um processo de fermentação: as bactérias se alimentam do açúcar e o transformam em um poliéster natural, o plástico biodegradável. Para as bactérias, esses poliésteres, são uma reserva de energia. A etapa seguinte do processo de produção é a extração e purificação do poliéster acumulado dentro dos microorganismos, por meio do uso de um solvente natural.

A principal vantagem do plástico biodegradável é que ele se decompõe rapidamente no meio ambiente, sem causar impacto ambiental negativo. Ao se decompor, ele transforma-se em CO2 (gás carbônico) e água. Não há liberação de resíduos tóxicos e o gás carbônico é resgatado da atmosfera pelas próprias plantações de cana.

Leia em sites e artigos interessantes: plástico ecológico

O que você ache dessa tecnologia?
Enquanto o plástico ecológico não entra em ação, que tal diminuirmos o uso das sacolinhas de supermercados utilizando sacolas de tecidos? Registre a sua opinião.

82 comentários:

Unknown disse...

1- Eu acho que essa tecnologia Vai ser muito boua para o nosso planeta por que o plastico que nós usamos hoje demora muito para se decompor, e se nós usarmos esse plastico ecologico o plastico que nós jogamos no lixo vai se decompor muito mais rapido.

2- Seria ótimo por que sacolinhas de plasticos demoram mais para decompor.

Unknown disse...

EU ACHEI MUITO BOM PQ AI AGENTE IA PODER IVITAR O POLIÇAÕ AO USO DA SACOLINHA IA SER BEM MELHOR TAMBEM PARA NOS i as rua naõ ia ficar poluida como cheio de lixo ia ter menas sujeras

Unknown disse...

uma boa tecnologia para a umanidade.

é tambem uma boa idéia vai ajudar reduzir a sacola de supermercado.

Unknown disse...

Acho muito bom por que nos vamnos poder evitar a poluiçao,seria muito bom porque os plasticos demoraraiam muito para se decompor.

Unknown disse...

Eu acho que essa tecnica de fazer plastico ecologico vai ser melhor para a nossa vida , para nossa saude e principalmente para o nosso planeta e sobre a sacola de pano eu acho que se as pessoas adotarem essa tecnica tambem vai ajudar o nosso planeta

Unknown disse...

Concordo com a izabela

Unknown disse...

EU ACHO LEGAL PQ NAO VAI POLUIR O AR E VAI EVITAR A POLUICAO.KK

Unknown disse...

eu acho essa tecnologia interesante porque
ela ajuda a preservar o meio ambiente e ajuda a diminuir a poluição.

eu acho melhor porque não vai ter tanta sujeira de sacolas plásticas rasgadas no chão prejudicando o meio ambiente.

Unknown disse...

sobre o lixo eanatureza.
areseva do plastico.sou

Unknown disse...

eu aço melhor porque a tecnologia melhora a natureza.

eu concordo com o bruno.

Giselle Ferreira disse...

Eu acho essa tecnologia muito interessante pois assim ajudará o meio ambiente.E usar sacolhinhas de tecido é uma boa idéia e economia para todos. Assim o mundo vai ficar muito melhor.

verena 6A

Unknown disse...

eu acho que é uma boa ideia recicla os plasticos pretolico,jornal,papel,latas,etc...

Unknown disse...

Eu achei boa.Assim não iremos poluir o meio ambiente,então temos que sacolas de tecido enquanto as sacolas ecologicas não foram criadas

Unknown disse...

eu achei muito legau poque agente precisa usar a sacolinha

Unknown disse...

eu achei bom por que essa tenologia vai ajudar a limpar as ruas e esse plasticos que usamos demor muito tempo pra se decompor esse plastico ecologico vai se decmpor mais rapido oque ai diminuir a quantidade de lixo.

Unknown disse...

Eu acho que seria bem melhor para o mundo que evitaria um pouco da poluição e ajudaria a ser mais fácil a limpeza das ruas.

Unknown disse...

eu achei muito bom pq vai evitar as sacolinhas de supermercados e tambem vai evitar a poluiçao no planeta e vai se melhor para nossas vidas

Unknown disse...

na minha opiniao com essa tequenologia vai
melhorar o nosso brasil

Unknown disse...

EU ACHEI MUITO INTERESANTE PORQUE TODAS AS PESSOAS PODEM EVITAR A POLUIÇAO DA SACOLINHA E TAMBEM E UM BOA IDEIA PARA A UMANIDADE E SERIA MUITO BOM PORQUE OS PLASTICOS DEMORAM A DECOMPOR E IA SER UMA BOA SE TODOS COMCORDACE COM ISSO.

Giselle Ferreira disse...

Eu acho que seria otimo para o nosso planeta viver sem poluição no mundo para que todos nosvivemos em mundos limpos e não sujos nosso planeta e conservado faça a sua parte para todos nos temos um planeta limpo.
cristhine 7C

Unknown disse...

seria otimo por que sacolinha de plastico demoram mais para decompor

Unknown disse...

eu acho essa tecnologia interesante porque
ela ajuda a preservar o meio ambiente e ajuda a diminuir a poluição.

eu acho melhor porque não vai ter tanta sujeira de sacolas plásticas rasgadas no chão prejudicando o meio ambiente.

Unknown disse...

eu acho otima essa tecnologia,assim
ajuda a diminuir a poluiçao
e a preservar o meio ambiente!!

Unknown disse...

Em minha opinião a idéia da tecnologia vai ser muito boa para "ajudar" a acabar com a poluição do nosso planeta. Mas enquanto a ideia não entra em ação não vejo nenhum problema em usarmos sacos de pano.q

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

EU ACHO Q VAI SER MUITO BOM PARA O PLANETA ESTA SACOLA ECOLOGICAE ELA VAI CONSERTEZA ACABAR COM A POLUIÇA E VAI COSERVA OPLANETA POR UM BOM TEMPO.

E ESTE É O MEUCOMENTARIO.

Unknown disse...

eu acho muito bom por que podemos economisar as sacolinhas

Unknown disse...

acho muito bom porque podemos economisar as sacolinhas plasticassouonumero147

Leox disse...

1-eu acho que essa tecnologia será muito boa pois não irá poluir muito,o planeta será mais limpo e sairemos na rua sem ver sujeira.

2-sim,pois assim não iremos ficar jogando sacolinhas fora no chão!

Unknown disse...

eu acho muito legau
vai ser bem melhor

Unknown disse...

1-eu acho muito bom que nao possa prejudicar a nossa natureza nao so pra natureza para o nosso planeta tambem,as sacolinhas que noiis usamos agora vai poder ser joogada fora sem preucupaçao para o nosso viver

2-uma ideia muito boa alem dela se decompor mais rapido elas são resistentes e vai ser bom para a nossa vida?

Unknown disse...

1-Acho que ela vai ajudar muito na nossa saúde,pois irá diminuir a poluição no ar,
porquê o processo é muito mais rápido.
2-Acho que vai ser bem melhor,porque essa sacolinha demora muito menos para se decompor.Seria bem melhor para o planeta.

Unknown disse...

1-eu acho que essa tecnologia vai ser boa para todos nós e também para o nosso planeta pois o saco plástico demora muito para se decompor na natureza.
2-seria melhor e também ajuda o nosso planeta da poluição ecológica.

Unknown disse...

1_eu acho que esta sacola vai ser muito utilizada pq ela vai ajudar o meio ambiente.

2_seria uma boa ideia pq a sacola de pano tbm e melhor pro meio ambiente.

Unknown disse...

Eu acho uma boa idéia porque assim o meio ambiente se prejudicaria menos.

Unknown disse...

1 Eu acho q atecnologia do biodesgradevel ia ser muito boua para toda a população e para, o planeta por que o nosso o plastico de hoje demora muito tempo para se decompor, o plastico ecologico ia ser uma boua pra todos nos por ele ia se decompor muito mais rapido do que o plastico de hoje

2 ia ser otimo por que sacolas
plasticas demoram muito tepo para
se decompor e ia ser uma otima iseia para reduzir a sacolas plasticas

Unknown disse...

1-acho que irá melhorar a nossa vida pois as ruas ficarão mais limpas e lagos,rios,mares serão mais llimpos!

2-Sim,pois não ficará aquela sujeira de sacola!

Unknown disse...

eu acho que essa tecnologia vai ser boa pars o noso mundo por que se nao o mundo vai acabar acabando eu acho que o mundo vai ser melhor com as sacolhinhas degradavel e se for para ajudar o mundo eu acho certo

Unknown disse...

1. Para o BRASIL essa é uma notícia muito boa; porque o efeito estufa está aí assim precisamos diminuí-lo e através dessa novidade os plasticos irao decompor com mais facilidade.

2.Nossa naçao tem que ter esse habito de usar sacola de pano, pois assim vamos ajudar o MEIO AMBIENTE.

Unknown disse...

essa tecnologia vai ser mto boa para o nosso planeta , isso ajudará a mudar nosso planeta. para isto que temos que lutar , para ter um mundo melhor do que hoje , as sacolas ia ser um maxímo , por que assim as ruas e o nosso lar ia ficar bem mais limpo!!!

Unknown disse...

1-eu acho que vai ser muito bom pra a nossa naturaza e nao so pra a nossa natureza para a nosso planeta
2-seria otimo pra o nosso dia-dia
que as sacolinhas decomporem mais rapido do que as outras

Unknown disse...

essa tecnologia vai ser mto boa para o nosso planeta , isso ajudará a mudar nosso planeta. para isto que temos que lutar , para ter um mundo melhor do que hoje , as sacolas ia ser um maxímo , por que assim as ruas e o nosso lar ia ficar bem mais limpo!!!

Unknown disse...

ajuda o mundo


ajuda e cotribui ao meio ambientisouso

Unknown disse...

eu acho com esta tequinologia nos podemos
sauvar o mundo eu gostei destaa iteia da
sacolina de pano

Unknown disse...

Eu acho que essa tecnica de fazer plastico ecologico vai ser melhor para a nossa vida , para nossa saude e principalmente para o nosso planeta e sobre a sacola de pano eu acho que se as pessoas adotarem essa tecnica tambem vai ajudar o nosso planeta

Unknown disse...

1- eu acho uma ideia bom essa tecnologia vai mudar o mundo

2-seria uma boa ter sacolinhas de pano

Unknown disse...

eu acho muito bom o plastico reciclavel pq ele vai ajudar a menos poluir o ambiente q as pesoas em geral suja ne entao os cientisq fizeram isso estao de parabens en tao

ATENÇAO@!!!!!!! SE VOCE SUJA O MUNDO COM GARRAS SACOLAS SEUS FILHOS OU VOCE MESMO VAI SE DAR MAL MUITO MAL


ENTAO FALANDO DO SACO DE PANO ELE E RECICLAVELE SERVE PARA VARIAS COISAS

Unknown disse...

eu acho essa tecnologia muito importante,pois assim a rua ficara mais limpa.Vamos melhorar o meio ambiente cada dia mais!

Unknown disse...

1- Eu acho interessante, pq nimguem havia pensado dessa maneira.
Agora as pessoas vão começar a se concientisar a salvar nosso planeta.
Se todo mundo ajudar por enquanto nosso planeta estara salvo e não precisaremos ficar desesperados para conseguir as coisas que hoje ainda não estamos muito desesperados para as conseguir. Mas algumas pessoas não vão fazer questão nenhuma de ajudar nosso planeta.
2-Mas eu acho muito bom para o planeta e para o nosso pais que tem muitas riquezas.Claro que vai ser muito bom para ajudar o pais e o mundo com essa grande ideia.
Essa tecnologia vai ajudar a evitar a poluição.

Unknown disse...

eu acho que seria uma boa porque essa tecnologia vai;não só me ajuda mais tambem o nosso planeta.e evitar a poluicão do meio ambiente.

Giselle Ferreira disse...

Eu axo que vai ser muito pom para a tera e o planeta e para povo. a poluicao ia acapar e o munto vai ficar limpa
henrique 6A

Giselle Ferreira disse...

eu achei uma boa ideia por que aguda o meio anbiente ficar linpo puluiçao do meio anbiente salvar o nosso planeta.

bruno 6A

Unknown disse...

eu acho que esta tecnooologia muito boa para o mundo.fja

Unknown disse...

eu concordo com voce

Unknown disse...

interessante asin vai ter menus poluisao no mundo

Giselle Ferreira disse...

eu acho que a tecnologia vai ser muito boa para o nosso planeta.
matheus

Unknown disse...

Eu ahei essa nóticia muito boa,pois o planeta esta com muito lixo e temos que fazer o póssivel para evitar mais poluição no planeta uzando sacolas de tecido.

Unknown disse...

eu acho muito bom sacolinhas de lixo pq as rua antes ficavam muito sujas agora com a sacolinha de lixo agente pode preserva a naturesa com a sacolinha de lixo e nao joga lixo na rua e isso e muito bom pra u manidade

Unknown disse...

isso é uma otima ideia para que diminua a
poluiçao.
E por que tambem as sacolas plasticas demoram muito para se deconpor e tambem ajuda na limpeza do nosso planeta.

Unknown disse...

bom vaiter muito menos poluição

Unknown disse...

pode sair mais caro para o nosso bolsso pois sacolas de tecido sao mais caras entre R$4.50A3.00 mas ela vai demorar muito a maipr parte e esportado para outros paises !!! nao pode elogiar o Brasil esta muito atrasado !!!

Anônimo disse...

eu acho otimo paranos e a naturesahttps://www.blogger.com/captcha?type=IMAGE&captchaKey=gq5ldq6gi9suhttps://www.blogger.com/captcha?type=IMAGE&captchaKey=1a7w2rqgffrln

Unknown disse...

Eu acho que essa tecnologia é boa pra diminuir a poluiçao do meio ambiente!
Que ia melhorar a vida da Natureza!
Que ia ajudar muito a vida no nosso Planeta. xD

s2'

Unknown disse...

Seria ótimo por que sacolinhas de mercado demoram mais para decompor,e esses plasticos ecologicos devem resistir muito mais que as tradicionais,e as ruas de nossa cidade iam ficar menos poluidas com essas sacolas e tambem vai reduzir as sacolas de super mercado com essa ideia.

Unknown disse...

Essa tecnologia e boa para natureza.
E para diminui a poluição e para abri
o ar.

Unknown disse...

Eu acho que essa tecnologia e boa para diminuiçao do meio ambiente!
Que ia melhorar a vida da Natuureza!
que ia ajudar muito o nosso planeta! xD

s2'

Unknown disse...

eu achei muito legal pq vai evitar a poluiçao no mundo e o ar tambem ira fezer bem para todos nos

Unknown disse...

eu acho que essa tecnologia e otima para o noso planeta

Unknown disse...

Eu acho melhor para nós é para o Meio Ambiente

Unknown disse...

eu acho que ia ser bem melhor.o brasil seria mais limpo e mais feliz e a TERRA poderia viver mais.

Unknown disse...

EU ACHO QUE NOSSA TECNOLOGIA OTIMA PARA O NOSSO PLANETA

Unknown disse...

EU ACHO QUE ESSA TECNOLOGIA VAI AJUDAR A PRESERVA MAIS E DIMINUIR A POLUIÇÃO O BRASIL ESTA DESCOBRINDO NOVAS TECNOLOGIA PARA ACABAR O DESMATAMETO DO MEIO AMBIENTE

Unknown disse...

NA MINHA OPINIÃO OPLASTICO, DEMORA MUITO, PARA SE DE COMPOR IA SER MELHOR NÃO USAR MUITAS SACOLAS DE PLASTICOS E NÃO JO0GAR SACOLAS DE PLASTICOS NOS RIOS E NAS RUAS.g

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO OS BRASILEIROS DEVIAM RECICLAR OLIXO

Anônimo disse...

eu acho que e bom e um meio de DIMINUIR"a poluição + isso ainda e pouco

Anônimo disse...

eu ache uma coisa muito legal e importante
gostei nota viu parabens!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

eu acho que com estes plasticos, colaborara com a limpeza do planeta terra, e ele sera bem melhor.

Anônimo disse...

EU ACHEI MUITO INTERESSANTE,POIS BASTA QUERER E TODOS AJUDAREM A NAO POLUIR,ASSIM TODOS COOPERANDO VAI SER MUITO FÁCIL,AJUDEM A NÃO POLUIR,sou da turma 3111B.

Unknown disse...

EU ACHEI MUITO INTERESSANTE PORQUE NÓS PODERIAMOS AJUDAR A ECONOMIZAR AS SACOLAS PLASTICAS SOU DA TURMA 3111B.

Unknown disse...

enti comentario e bom timais

Unknown disse...

ajuda o nosso mundo

Bernardo disse...

Saudades dessas pessoas ! dos professores, abraço Mirvane, e todos os alunos q estudaram no Mestre Ataide em 2008,